INTERVENÇÃO NUTRICIONAL E CUIDADOS COM O SOBREPESO NA POPULAÇÃO IDOSA DE PICOS, PIAUÍ

APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.142840

Palavras-chave:

Idosos, Intervenção nutricional, Alimentação saudável, Obesidade

Resumo

Introdução: O Brasil passa por transições nutricionais significativas nas últimas décadas, como a redução do número de casos de desnutrição e o aumento acelerado de pessoas com obesidade. Como consequência, observa-se o aumento da incidência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e o aumento da obesidade, que frequentemente acomete pessoas de idade mais elevada. Objetivo: Relatar a experiência de intervenção nutricional e de cuidados com o sobrepeso realizada em idosos vinculados à Atenção Primária à Saude (APS). Relato da experiência: Experiência educacional de intervenção nutricional, realizada no mês de janeiro de 2024, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Picos, Piauí. Foram incluídos na ação educativa todos os idosos moradores no território da UBS. A ação foi desenvolvida por discentes e docente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí. Ocorreu em três etapas. Na etapa inicial houve a apresentação do projeto para a equipe da UBS. Em um segundo momento aconteceu a aprovação dos materiais educativos a serem utilizados (jogo e folder informativo) e, por fim, foi realizada a intervenção nutricional. Participaram da ação 14 idosos. Por meio do diálogo expositivo em roda de conversa foram priorizadas informações e orientações sobre a melhoria de hábitos alimentares cotidianos, enfatizando a necessidade de cuidados individuais, nutricionais e de aspectos emocionais, sociais e econômicos. A linguagem acessível/sem termos técnicos favoreceu a receptividade, o interesse e a compreensão dos idosos durante a intervenção. Conclusão: A roda de conversa mediada por linguagem acessível, assim como os materiais educativos produzidos mostraram-se facilitadores da ação educativa neste grupo específico. Abordagens e ferramentas educacionais interativas devem ser avaliadas pelos educadores no planejamento das ações educativas, considerando o perfil dos participantes. Reitera-se a necessidade de formação dos profissionais mediadores de ações educativas na APS, por meio da educação permanente.

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Biografia do Autor

Cássio Bruno Silva Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Brasil

Amanda Costa Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Brasil

Glenda Carvalho Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Brasil

Jefferson Portela Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Brasil

Maria Gabryelle Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Brasil

Jeferson Paulo Gomes Pereira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Nutrição, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Piauí, Brasil

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

MOURA, Cássio Bruno Silva; SANTOS, Amanda Costa; SILVA, Glenda Carvalho; BEZERRA, Jefferson Portela Rodrigues; FERREIRA, Maria Gabryelle; PEREIRA, Jeferson Paulo Gomes. INTERVENÇÃO NUTRICIONAL E CUIDADOS COM O SOBREPESO NA POPULAÇÃO IDOSA DE PICOS, PIAUÍ: APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e142840, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.142840. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/142840. Acesso em: 28 ago. 2025.
Recebido 2024-09-28
Aceito 2024-11-06
Publicado 2024-11-11

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