ENSINO NA SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.105549Abstract
O artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.
Downloads
References
CASTELLS, M. A era da informação: econômica, sociedade e cultura - a sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
OLIVEIRA, M. K. Vygostsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
ROCHA, M. Z. B. Espaço urbano, escola e desigualdade social. Sociedade e Estado, Brasília, v. XIV, n. 2, p. 349-368, 2000.
SILVA, M. J. P. et al. Educação continuada: estratégias para o desenvolvimento do pessoal de enfermagem. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1989.
VALE, J. M. F. Projeto Político Pedagógico como instrumento coletivo de transformação do contexto escolar. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (org.). Conferências Mesas Redondas Seminários Debates Unesp. Formação do Educador e Avaliação Educacional. São Paulo, v. 1, 1999. p. 70.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).