PROTOCOLO DE INTERVENÇÕES INTERPROFISSIONAIS PARA ADULTOS COM EXCESSO DE PESO
EXPERIÊNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v10i1.153089Palavras-chave:
Educação em Saúde, Universidades, Planejamento Participativo, Manejo da Obesidade, Educação InterprofissionalResumo
Objetivo: Relatar a experiência participativa de docentes e discentes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Técnico em Agropecuária na elaboração de um Protocolo de Intervenções Interprofissionais (PII) para adultos com excesso de peso. Relato da experiência: O PII foi desenvolvido em um contexto formativo que integrou acadêmicos de graduação e docentes facilitadores participantes do projeto de extensão universitária Aconselhamento, Cuidado e Enfrentamento do Sobrepeso e Obesidade (ACESO), direcionado para adultos sedentários com excesso de peso residentes na zona urbana de Coari, Amazonas, Brasil. O planejamento participativo das intervenções combinadas foi conduzido com base nos princípios da educação interprofissional (EIP) e das práticas colaborativas, buscando enfoque no cuidado planejado coletivamente, considerando as complexas dimensões que influenciam no desenvolvimento do excesso de peso, em que se buscou valorizar e integrar os diferentes núcleos de saber e incentivar a construção compartilhada de soluções. Envolveu docentes e 40 estudantes e foi realizado em três etapas: preparação, simulação e ajustes. Observou-se uma dificuldade inicial na integração dos discentes e nas abordagens das temáticas, cujas perspectivas fragmentadas prevaleciam. Os encontros do grupo, priorizando a integração, discussões interprofissionais, escuta e aprimoramento das temáticas possibilitaram um processo de amadurecimento da equipe, num movimento de horizontalidade nas trocas e reformulação dos temas e abordagens. A elaboração do PII evidenciou a potencialidade da complementaridade das profissões, quando exercida em um espaço de diálogo e reflexões, diante do caráter multifatorial do excesso de peso. Conclusão: O planejamento participativo demonstrou a relevância do trabalho interprofissional na implementação de ações de educação em saúde. A integração de diferentes perspectivas foi fundamental para reorganizar e qualificar as intervenções voltadas ao enfrentamento do excesso de peso, condição complexa que exige abordagem multiprofissional e multissetorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





Redes Sociais: 

