FONOAUDIOLOGIA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128129Palavras-chave:
Serviços de Saúde Mental, Fonoaudiologia, Assistência à Saúde Mental, Saúde Pública, Saúde MentalResumo
Este estudo teve o objetivo de compreender a relação entre a Fonoaudiologia e a atenção psicossocial nos serviços de saúde mental, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada entre fevereiro e abril de 2021, nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e PubMed, por meio da combinação de descritores do Medical Subject Heading Terms e Descritores em Ciências da Saúde. Foram considerados artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, sem restrição de período de publicação, cujo questionamento direcionador foi ‘Qual a relação entre a fonoaudiologia e os serviços de atenção psicossocial?’. A coleta dos dados foi realizada por duas pesquisadoras independentes. Foram localizados 43 artigos, dos quais, cinco foram incluídos no presente estudo. Todos os artigos estavam em português e eram nacionais. Dois artigos utilizaram como metodologia o estudo de caso e três tratavam-se de relatos de experiência. A Fonoaudiologia possui relação intrínseca com a atenção psicossocial e a saúde mental é uma área que esta profissão tem potencial para contribuir. Constata-se, porém, uma insuficiência na quantidade de artigos que abordam a atuação fonoaudiológica nos serviços de saúde mental sendo necessário maiores investimentos na realização de pesquisas a fim de respaldar o crescimento da atividade profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).