Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde

Autores

  • Rita Mattiello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Barbara Freiberger Schaefer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Caren Ferreira do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Cristina Sebastião Matushita Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Debora Montenegro Pasin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Eduardo Andre Gomes Krieger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Fernanda Braga Seganfredo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Fernanda Dallazen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Gislaine Verginia Baroni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Josiel Schilling Poeta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Karina Nique Franz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Leticia Manoel Debon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Licerio Vicente Padoin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Lilian Peres Righetto de Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Luiza Tweedie Preto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcelo Cardoso Barros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Mariele Cunha Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marina Azambuja Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Nathassia Kadletz Aurich Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Patricia Molz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Ricardo Chmelnitsky Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Ivan Antonello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.85365

Resumo

Este artigo deriva de um conjunto de ideias experimentadas por discentes do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em uma disciplina que procurou conhecer melhor o docente típico e suas atipias. O texto pretende auxiliar no entendimento de quem é o professor na área da saúde. Discute o sujeito e sua obra, para além do já conhecido modelo centrado na profissão da saúde que exerce e que procura ensinar. Antes de docente, o professor é uma pessoa. Como pessoa, precisa sentir-se estimada e estimar ao outro (aluno). Ao prosperar em seu trabalho, o docente tem compromissos para com o desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos e o planejamento de ações para que exerça a percepção crítica da realidade. A relação ensino-aprendizagem com o educando deve favorecer a análise de valores necessários ao convívio social. Na área da saúde, é requisitado ao aluno aprender a fazer, sendo pouca importância referida ao aprender a conhecer, ao aprender a ser ou a viver em comunhão com os pares. É essencial ter a percepção de que o professor necessita, inicialmente, acolher a si próprio: entender quem é ele, como é e porque chegou ali. A construção da identidade profissional docente é um processo contínuo estabelecido pelo domínio de sua área de ensino, pelos conhecimentos pedagógicos voltados à aprendizagem dos alunos e experiência docente, além das relações sociais do cotidiano.

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Biografia do Autor

Rita Mattiello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Barbara Freiberger Schaefer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Caren Ferreira do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Cristina Sebastião Matushita, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Debora Montenegro Pasin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Eduardo Andre Gomes Krieger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Fernanda Braga Seganfredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Fernanda Dallazen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Gislaine Verginia Baroni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Josiel Schilling Poeta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Karina Nique Franz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Leticia Manoel Debon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Licerio Vicente Padoin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Lilian Peres Righetto de Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Luiza Tweedie Preto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marcelo Cardoso Barros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Mariele Cunha Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Marina Azambuja Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Nathassia Kadletz Aurich, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Patricia Molz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Ricardo Chmelnitsky Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Ivan Antonello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Referências

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

MATTIELLO, R.; SCHAEFER, B. F.; NASCIMENTO, C. F. do; MATUSHITA, C. S.; PASIN, D. M.; KRIEGER, E. A. G.; SEGANFREDO, F. B.; DALLAZEN, F.; BARONI, G. V.; POETA, J. S.; FRANZ, K. N.; DEBON, L. M.; PADOIN, L. V.; ARAUJO, L. P. R. de; PRETO, L. T.; BARROS, M. C.; MORAES, M. C. G. de O.; RIBEIRO, M. C.; AMARAL, M. A.; AURICH, N. K.; MOLZ, P.; WAINBERG, R. C.; ANTONELLO, I. Reflexões sobre a pessoa e a profissão do professor na área da saúde. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25–33, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.85365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/85365. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes