DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.116483

Resumo

A pandemia trouxe inúmeros desafios para a continuidade do ensino dos cursos da saúde que realizam o ensino clínico em serviços de saúde, os quais, pelo alto risco de transmissão do vírus e escassez de equipamentos de proteção individual, restringiram o acesso de alunos e docentes. O objetivo deste artigo foi descrever a experiência vivenciada na condução do ensino de Enfermagem face aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O ensino remoto foi a alternativa possível para a retomada das aulas mediante a necessidade do afastamento social, tendo exigido a reformulação dos planos de ensino considerando novas metodologias e estratégias de avaliação. Materiais didáticos eletrônicos foram priorizados. Docentes e discentes tiveram que aprender a lidar com novas ferramentas e plataformas digitais para aulas síncronas e assíncronas. As aulas práticas do ciclo básico foram ofertadas de forma remota.  Atividades de ensino em hospitais foram possíveis exclusivamente para alunos do último ano, ficando as dos períodos intermediários parcialmente oferecidas no formato remoto, e parte postergadas para um momento seguro. A pandemia ocasionou mudanças abruptas e o incremento de muitos conhecimentos novos, reforçando a importância de se desenvolver, nos estudantes, habilidades como adaptabilidade, cooperação, e criatividade para lidar com situações complexas. São recomendados estudos de avaliação sobre a experiência do ensino remoto emergencial e esforços serão necessários em prol de se reparar possíveis perdas. Acredita-se que a experiência também deixará inovações, como o ensino híbrido e avanços no uso de simulação realística, assim como uma maior valorização do Sistema Único de Saúde e da Enfermagem.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Educação superior. Infecções por coronavírus. Pandemias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Almeida Guimaraes Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente adjunto do Departamento de Enfermagem Básica

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

BARBOSA, J. A. G. DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 27–38, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i2.116483. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/116483. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes