INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE
CARTOGRAFIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA SOB A ÓTICA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.105608Palavras-chave:
Cartografia, Atenção Primária à Saúde, Internato não MédicoResumo
O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência multiprofissional com ênfase em Atenção Básica no município de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Este estudo integrou o projeto de pesquisa ‘Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Utilizou-se a cartografia como método para analisar a integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O envolvimento e responsabilização dos tutores permitem, além da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, incidir em aspectos mais profundos do cotidiano dos residentes. Criam-se afetos e acionam-se redes de cuidado. Contudo, por vezes a ação se restringe às demandas imediatas e burocráticas, diminuindo as possibilidades de uma ação na macropolítica dos processos de ensino-aprendizagem.
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Referências
PIOVESAN, L. R. Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde: cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul. Dissertação (Mestrado Profissional) – UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/204319/001109886.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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