ENSINO NA SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Paulo Peixoto de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.105549

Resumo

O artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Peixoto de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharelado em Ciências Sociais. Mestrado em Sociologia da Sociedade Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Sociologia pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve. Professor associado da Faculdade de Educação (FACED) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina.

Referências

CASTELLS, M. A era da informação: econômica, sociedade e cultura - a sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

OLIVEIRA, M. K. Vygostsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

ROCHA, M. Z. B. Espaço urbano, escola e desigualdade social. Sociedade e Estado, Brasília, v. XIV, n. 2, p. 349-368, 2000.

SILVA, M. J. P. et al. Educação continuada: estratégias para o desenvolvimento do pessoal de enfermagem. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1989.

VALE, J. M. F. Projeto Político Pedagógico como instrumento coletivo de transformação do contexto escolar. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (org.). Conferências Mesas Redondas Seminários Debates Unesp. Formação do Educador e Avaliação Educacional. São Paulo, v. 1, 1999. p. 70.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

ALBUQUERQUE, P. P. de. ENSINO NA SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 11–21, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i1.105549. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/105549. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos especiais