TOMÁS DE AQUINO E A LEI NATURAL

INTERPRETAÇÕES CRUZADAS DA SUMMA THEOLOGIAE I-II, 94, 2 1

Autores

  • Carlos Massini-Correas

Resumo

O texto central do jusnaturalismo ocidental é o da Summa Theologiae, de Tomás de Aquino, I-II, q.92, a.2, no qual o Aquinate faz referência a três tipos de realidades: a natureza humana, as inclinações naturais e os bens humanos. Em geral, priorizou-se um destes tipos no momento de estudo das vias de conhecimento da lei natural, jogando os demais autores ao campo dos erros, imprecisões e até maldades. Este trabalho sustenta a hipótese de que o estudo da natureza, das inclinações e dos bens como fontes de normatividade natural não é necessariamente excludente. Ademais, que uma análise atenta e desapaixonada conduz à conclusão de que se tratam de vias diversas, mas complementares, e que um estudo a partir da sinergia destas fontes de conhecimento conduz a soluções mais ricas e explicativas que aquelas alcançadas pelos que as consideram como alternativas excludentes.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

MASSINI-CORREAS, C. TOMÁS DE AQUINO E A LEI NATURAL: INTERPRETAÇÕES CRUZADAS DA SUMMA THEOLOGIAE I-II, 94, 2 1. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/144877. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

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Autores Convidados