iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais

Autores

  • Jáder Adiél Schmitt PPGTER/UFSM
  • Giliane Bernardi PPGTER/UFSM
  • Gustavo Zanini Kantorski UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95798

Palavras-chave:

Educação à Distância, Evasão, Mineração de Dados Educacionais.

Resumo

A evasão na Educação à Distância é um dos temas mais relevantes para a
gestão acadêmica nesta modalidade educacional. Em consequência, diversas abordagens tecnológicas que aplicam Mineração de Dados Educacionais para previsão da evasão vêm sendo desenvolvidas. No entanto, a maioria delas não disponibiliza os conhecimentos obtidos para os gestores interessados. Desse modo, este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel que dispõe as informações geradas por meio de Mineração de Dados Educacionais, para que estes possam refletir sobre seus resultados. Na avaliação do aplicativo ficou evidenciado que a disponibilização dessas informações pode ser grande aliada da gestão acadêmica, em busca da mitigação dos números elevados de abandono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

ADIÉL SCHMITT, J.; BERNARDI, G.; ZANINI KANTORSKI, G. iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 306–315, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95798. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95798. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais