FLUÊNCIA TECNOLÓGICA DOS TUTORES EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30821

Palavras-chave:

fluência tecnológica, tutores, ambientes virtuais.

Resumo

A fluência tecnológica dos tutores em ambientes virtuais implica saber como utilizar as tecnologias educacionais, compreendê-las, além de criar e compartilhar soluções. Pesquisamos de que modo os tutores utilizam e compreendem as ferramentas recursos (disponibilização de conteúdos) e atividades de aprendizagem para potencializar a mediação pedagógica em ambientes virtuais. Desenvolvemos observação
participante e aplicamos um questionário tipo survey aos tutores presenciais e a distância, com foco na fluência em tecnologias educacionais. Analisamos os resultados de pesquisa-ação, destacando que a fluência tecnológica apresenta relação direta com a implementação das atribuições dos tutores, potencializando as situações de ensinoaprendizagem e a problematização em torno do conteúdo curricular. Concluímos afirmando que a fluência tecnológica dos tutores em ambientes virtuais requer
habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais para utilizar, compreender, criar e compartilhar soluções educacionais mediadas pelas tecnologias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. da R. FLUÊNCIA TECNOLÓGICA DOS TUTORES EM AMBIENTES VIRTUAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30821. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30821. Acesso em: 28 mar. 2024.