Gestão da carga cognitiva na modelagem de Jogo Sério: estratégias para a aprendizagem de alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149233Palavras-chave:
jogos sérios, carga cognitiva, alunos surdos, acessibilidadeResumo
Este trabalho apresenta uma análise de elementos relacionados à modelagem de um Jogo Sério (JS) desenvolvido para alunos surdos, com foco no gerenciamento da carga cognitiva e na acessibilidade linguística e visual. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou um estudo de caso com foco na análise do JS descrito em Soares (2023), que documenta uma experiência com alunos surdos em uma escola bilíngue. A análise evidenciou que o uso do Alfabeto Manual (AM) gerou sobrecarga cognitiva extrínseca, enquanto a adaptação da narrativa em vídeos em Libras favoreceu a carga cognitiva relevante. A natureza abstrata do conteúdo combinada à dependência exclusiva do canal visual elevou a carga intrínseca e evidenciou a importância de um planejamento visual adequado ao público-alvo. Conclui-se que a integração da Teoria da Carga Cognitiva (TCC) ao design de JS pode contribuir para experiências educacionais mais acessíveis e eficazes, sobretudo quando aliada a recursos visuais planejados e à consideração dos repertórios linguísticos dos alunos surdos.
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