Gestão da carga cognitiva na modelagem de Jogo Sério: estratégias para a aprendizagem de alunos surdos

Autores

  • Roberta de Cássia Pereira Soares LInED/UFMA
  • Jociele de Abreu da Silva LInED/UFMA
  • Eráclito de Souza Argolo LInED/UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149233

Palavras-chave:

jogos sérios, carga cognitiva, alunos surdos, acessibilidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de elementos relacionados à modelagem de um Jogo Sério (JS) desenvolvido para alunos surdos, com foco no gerenciamento da carga cognitiva e na acessibilidade linguística e visual. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou um estudo de caso com foco na análise do JS descrito em Soares (2023), que documenta uma experiência com alunos surdos em uma escola bilíngue. A análise evidenciou que o uso do Alfabeto Manual (AM) gerou sobrecarga cognitiva extrínseca, enquanto a adaptação da narrativa em vídeos em Libras favoreceu a carga cognitiva relevante. A natureza abstrata do conteúdo combinada à dependência exclusiva do canal visual elevou a carga intrínseca e evidenciou a importância de um planejamento visual adequado ao público-alvo. Conclui-se que a integração da Teoria da Carga Cognitiva (TCC) ao design de JS pode contribuir para experiências educacionais mais acessíveis e eficazes, sobretudo quando aliada a recursos visuais planejados e à consideração dos repertórios linguísticos dos alunos surdos.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

SOARES, Roberta de Cássia Pereira; SILVA, Jociele de Abreu da; ARGOLO, Eráclito de Souza. Gestão da carga cognitiva na modelagem de Jogo Sério: estratégias para a aprendizagem de alunos surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 251–262, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149233. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial