Desafios, benefícios e outras implicações da incorporação de tecnologias emergentes na educação: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Vanderlin Amorim Palmeira Júnior PIT-ICT/UNIFESP
  • Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano PIT-ICT/UNIFESP
  • Emerson Gomes dos Santos EPPEN e PIT-ICT/UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149202

Palavras-chave:

Capacitação Docente, Educação Inteligente, Políticas Educacionais, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital

Resumo

A revolução tecnológica tem impactado diversos setores, inclusive a educação, na qual o uso de novas tecnologias pode ampliar o acesso e aprimorar a formação de cidadãos, mas sua integração requer desafios. Esta pesquisa, por meio de revisão sistemática da literatura com 35 estudos, analisou como tecnologias emergentes estão sendo incorporadas na educação para atender às demandas da sociedade. Os resultados apontaram desafios como resistência à adoção, infraestrutura inadequada, desigualdade de acesso, falta de capacitação docente e ausência de frameworks. Entre os benefícios destacaram-se o aumento da participação discente, a personalização do ensino e o preparo para o mercado de trabalho. O estudo destacou que a adoção efetiva das tecnologias exige estratégias integradas com investimentos na capacitação docente, reformulação curricular, políticas públicas e foco em equidade e inovação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

PALMEIRA JÚNIOR, Vanderlin Amorim; MARIANO, Flávia Cristina Martins Queiroz; SANTOS, Emerson Gomes dos. Desafios, benefícios e outras implicações da incorporação de tecnologias emergentes na educação: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 13–25, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149202. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149202. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Ambientes Inteligentes para Aprendizagem