O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13602Palavras-chave:
diálogo, EAD, interação, formação docente, estratégias de interação.Resumo
Este artigo mostra que interações dialógicas tornam possível aconstrução do conhecimento por parte de professores em cursos de formação
continuada de docentes a distância, quando são utilizadas estratégias de
interação que permitem conseguir uma melhor interação social e uma maior
colaboração entre os sujeitos. Aborda também a importância do diálogo no
processo da aprendizagem, visto sob as perspectivas freireana e piagetiana.
Além disso, são analisadas as relações sociais, sob a luz da teoria de Vygotsky
e sua influência na aprendizagem do sujeito. Os resultados iniciais apontam
para a necessidade de estratégias de interação dialógica a serem utilizadas
pelos mediadores que atuarão em cursos a distância.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-21
Como Citar
BARBOSA, M. L.; AVILA, B. G.; TAROUCO, L.; FRANCO, S. R. K.; FAVERO, R. V. M. O Diálogo como uma Estratégia de Interação na Formação Docente na EAD. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 540–549, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13602. Acesso em: 1 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).