O Potencial dos Exergames para desenvolvimento de Atitude Positiva na Educação Física Escolar

Authors

  • Marlom Zotti Bittencourt ESEFID/UFRGS
  • Eliseo Reategui PPGIE/UFRGS
  • João B. Mossmann PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89260

Keywords:

Exergames, Jogos Digitais, Componente Atitude

Abstract

Com o advento dos Exergames, novas possibilidades de combinação entre jogos digitais e exercício físico foram estabelecidas. Este novo paradigma desencadeou o desenvolvimento de diversos estudos favoráveis ao uso destes artefatos, incluindo na disciplina de Educação Física escolar. Neste trabalho, buscou-se compreender de que maneira um laboratório com estes jogos poderia contribuir ao desenvolvimento de uma atitude positiva frente à Educação Física. No estudo realizado, a atitude de um grupo de 28 alunos foi avaliada considerando aspectos cognitivo e afetivo, em uma intervenção de 20 semanas. Após este período, todos alunos responderam a Pesquisa sobre Atitude com Relação à Educação Física (SATPES). Os resultados mostraram que os exergames tiveram boa aceitação, provendo novas possibilidades de desenvolvimento de atividades físicas envolvendo a tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-28

How to Cite

ZOTTI BITTENCOURT, Marlom; REATEGUI, Eliseo; B. MOSSMANN, João. O Potencial dos Exergames para desenvolvimento de Atitude Positiva na Educação Física Escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 190–199, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89260. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89260. Acesso em: 11 aug. 2025.