A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA VIRTUAL

Autores

  • Ariane Rodrigues Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41702

Palavras-chave:

competência virtual, Gestão EaD, formação profissional do administrador

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição do curso de administração modalidade EaD oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina para o desenvolvimento de Competências Virtuais do futuro administrador. Para tanto, foi realizado levantamento com formandos do curso a fim de verificar a percepção destes. Apoiada na vertente fenomenológica a pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, e ainda aplicada e descritiva. É cross-sectional e contou com um estudo de caso do projeto piloto II. Entre os resultados cita-se que os alunos informaram que o estímulo para a adoção de ferramentas de tecnologia e comunicação para desempenho de atividades colaborativas e interativas tem sido maior por parte dos colegas, no entanto reconhecem que os tutores também os estimulam. Do total de 40 disciplinas 10 se sobressaíram na pesquisa com os alunos como mais recorrentes no uso de TIC’s. É possível compreender que os recursos adotados pelo curso estimulam o desenvolvimento das competências virtuais, contudo um planejamento que seja pautado no diagnóstico das lacunas de desenvolvimento destas competências é algo que se faz necessário a fim de obter subsídios para a gestão e aprimoramento do curso nesta temática. Além disso, sugere-se que o curso amplie o uso de atividades colaborativas e interativas.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

PEREIRA, A. R.; DALMAU, M. B. L. A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA VIRTUAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41702. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41702. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos