Silabando: um jogo em powerpoint para alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • José Renato de Araújo Souto UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149296

Palavras-chave:

Alfabetização, Consciência Fonológica, Jogos Educacionais, PowerPoint, BNCC

Resumo

Este artigo apresenta o Silabando, um jogo educacional desenvolvido no PowerPoint, destinado a auxiliar no processo de alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O jogo trabalha habilidades de consciência fonológica, como segmentação silábica e correspondência grafofônica, alinhando-se às competências da BNCC. Com uma abordagem lúdica e interativa, o Silabando utiliza recursos visuais e feedback imediato para promover a autonomia e o engajamento dos alunos. A aplicação em sala de aula demonstrou resultados significativos, como a redução de erros comuns (inversão e omissão de sílabas) e o aumento da motivação dos estudantes. A escolha pelo PowerPoint como plataforma garante acessibilidade, pois o software está presente na maioria das escolas públicas brasileiras. O artigo discute ainda as limitações do jogo, como a ausência de recursos sonoros, e sugere melhorias para versões futuras. Conclui[1]se que o Silabando é uma ferramenta eficaz e viável para a alfabetização, combinando tecnologia acessível e metodologias ativas. Os resultados revelaram que 85% dos alunos aumentaram a precisão silábica de 60% para 90%, com 40% de redução em erros de inversão. Palavras dissílabas demandaram 15 segundos/tentativa, contra 28s em polissílabas. O engajamento atingiu 92% de adesão espontânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

SOUTO, José Renato de Araújo. Silabando: um jogo em powerpoint para alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental . RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 506–516, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149296. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149296. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem