Avaliação da usabilidade de um Módulo inquiridor para o Ambiente Pessoal de Estudo MaRE

Authors

  • Guilherme Zaleski de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Daniela Duarte da Silva Bagatini Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rejane Frozza Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Priscila Ferreira Beni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149284

Keywords:

MaRE, chatbot Dóris®, modelo inquiridor, ambientes pessoais de estudo, testes de usabilidade

Abstract

Com o avanço tecnológico e o amplo acesso à internet, a web consolidou-se como um recurso essencial para estudantes. Nesse cenário, Ambientes Pessoais de Estudo (PLE), como o MaRE (Mapeamento de Rota de Estudo), auxiliam no acompanhamento e no mapeamento do percurso de estudo on-line. No entanto, o MaRE carece de mecanismos interativos que estimulem a identificação de experiências relevantes ao longo do processo. Este trabalho apresenta e avalia, por meio de testes de usabilidade com estudantes, o Módulo Inquiridor desenvolvido com base na fase de exploração da presença cognitiva do Modelo de Comunidade de Inquirição (CoI), integrando o agente pedagógico Dóris® ao MaRE. Os resultados mostraram que a integração do Módulo Inquiridor ao MaRE permitiu não apenas o mapeamento do percurso de estudo, mas também a atribuição de significados às etapas percorridas, criando um espaço para explicitar o processo do estudo. O resultado representa uma contribuição relevante ao incorporar, de forma interativa, elementos da presença cognitiva ao MaRE. Os participantes destacaram a utilidade da ferramenta e relataram que as interações com o agente Dóris® favorecem a análise do processo de estudo.

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Published

2025-08-06

How to Cite

FREITAS, Guilherme Zaleski de; BAGATINI, Daniela Duarte da Silva; FROZZA, Rejane; BENI, Priscila Ferreira. Avaliação da usabilidade de um Módulo inquiridor para o Ambiente Pessoal de Estudo MaRE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 384–395, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149284. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149284. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Interface Humano-Computador e Educação