Arquitetura pedagógica de debate de teses e o processo de tomada de consciência: um estudo de caso na pós-graduação

Authors

  • Cíntia Lautert UFRGS
  • Fernanda Costa Arusievicz UFRGS
  • Lucas Ivaniski Mello UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS
  • Jose Valdeni De Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149210

Keywords:

Arquitetura Pedagógica, Debate de Teses, Tomada de Consciência

Abstract

A pesquisa em educação tem se voltado cada vez mais para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que integrem tecnologias digitais (TD) e metodologias ativas. Inserido nesse cenário, este estudo de caso — de natureza aplicada e abordagem qualitativa — analisou os registros de oito alunos de pós-graduação na plataforma Debate de Teses, com o objetivo de compreender de que forma a Arquitetura Pedagógica de Debate de Teses (APDT) contribui para o processo de tomada de consciência dos sujeitos. Os resultados evidenciam que a APDT favoreceu significativamente a aprendizagem, promovendo a reflexão crítica e a construção de novas compreensões ao longo das interações argumentativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-08-06

How to Cite

LAUTERT , Cíntia; ARUSIEVICZ , Fernanda Costa; MELLO, Lucas Ivaniski; ARAGÓN, Rosane; LIMA , Jose Valdeni De. Arquitetura pedagógica de debate de teses e o processo de tomada de consciência: um estudo de caso na pós-graduação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 90–99, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149210. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149210. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Ensino e aprendizagem mediados por computador