Aplicação do modelo ADDIE na educação a distância: experiência de um curso de nutrição parenteral domiciliar

Authors

  • Liege Lessa Godoy UFRGS
  • Mariangela Lenz Ziede UFRGS
  • Danilo Blank UFRGS
  • Helena Ayako Sueno Goldani Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149209

Keywords:

Educação a distância, Modelo ADDIE, Educação permanente, Nutrição Parenteral Domiciliar, Enfermeiros

Abstract

A qualificação de profissionais da saúde exige abordagens educativas inovadoras que superem barreiras geográficas e temporais. Este artigo descreve o desenvolvimento de um curso a distância para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, voltado ao cuidado de crianças e adolescentes com falência intestinal crônica em nutrição parenteral domiciliar. O curso foi estruturado com base no modelo ADDIE e na Educação Permanente em Saúde. Foram criados diversos objetos de aprendizagem, como vídeos, infográficos e testes interativos, utilizados nos módulos do curso. Participaram do estudo 37 enfermeiros da Atenção Primária, que realizaram a edição piloto do curso. Os resultados indicam que o modelo ADDIE favoreceu a construção de um curso contextualizado, acessível e alinhado às necessidades dos profissionais, promovendo aprendizagem qualificada nos serviços de saúde.

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Published

2025-08-06

How to Cite

GODOY, Liege Lessa; ZIEDE, Mariangela Lenz; BLANK , Danilo; GOLDANI, Helena Ayako Sueno. Aplicação do modelo ADDIE na educação a distância: experiência de um curso de nutrição parenteral domiciliar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 80–89, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149209. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149209. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Ensino e aprendizagem mediados por computador