Applets em ambientes de geometria dinâmica: ações para a formação de professores de matemática

Autores

  • Gilmara Teixeira Barcelos
  • Silvia Cristina Freitas Batista
  • Patricia Alejandra Behar
  • Liliana Maria Passerino

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13606

Palavras-chave:

Geometria Dinâmica, Applet, Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas
e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da
elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a
formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que
a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso
pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na
disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de
elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica).
Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da
disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de
applets são importantes para a aprendizagem matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A.; PASSERINO, L. M. Applets em ambientes de geometria dinâmica: ações para a formação de professores de matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 559–569, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13606. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13606. Acesso em: 28 mar. 2024.