Aplicativo The Maze: A word hunt - Uma ferramenta à prática do léxico e fonética de inglês mediada por recursos semióticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118487

Palavras-chave:

aplicativo pedagógico, ensino de inglês, recursos semióticos, semiótica

Resumo

Neste artigo são analisados recursos semióticos (RS) que intensificam o
interesse, a motivação e o engajamento da aprendizagem de inglês. Duas versões com diferentes semioses compunham o aplicativo nominado The Maze: a word hunt: a) considerando os RS em conformidade com a Análise Composicional (AC) da imagem na Gramática do Design Visual (GDV); b) não levando em consideração os RS em conformidade com a AC da imagem na GDV. Os sujeitos participaram de um teste de preferência e, ao final, apontaram como RS intensificadores: sons, elementos de gamificação, disposição espacial, valores informativos, transcrições fonéticas, entre outros. Os resultados revelam que os RS incorporados ao Aplicativo The Maze contribuem à aprendizagem do léxico e da fonética da língua inglesa.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

LUIZ COSTA TAVARES, E.; LAURENTINO DIAS, A.; FONSECA LIMA DA FONTE, R.; MADEIRO BERNARDINO JUNIOR, F. Aplicativo The Maze: A word hunt - Uma ferramenta à prática do léxico e fonética de inglês mediada por recursos semióticos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 288–297, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118487. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118487. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem