Plágio no meio educacional e as medidas que vêm sendo adotadas para combatê-lo no Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Danielle dos Santos Veloso da Costa ICT/Unifesp
  • Tiago de Oliveira ICT/Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95851

Palavras-chave:

Plágio Acadêmico, Meio Educacional, Combate ao Plágio.

Resumo

crescimento da internet e do uso de dispositivos com acesso à web ampliou
o acesso às fontes de pesquisa, facilitando a existência de plágio no ensino. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com o objetivo de construir uma visão geral dos estudos que tratam de plágio no meio educacional no Brasil e as medidas que estão sendo adotadas para combatê-lo nos últimos 10 anos. A análise da revisão sistemática mostrou que, em sua maioria, têm sido publicado estudos sobre plágio no ensino superior e que a principal estratégia adotada para combatê-lo, no meio educacional, é por meio da detecção via software em textos ou em códigos fonte. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de mais estudos voltados para estratégias que utilizam o ensino para combater o plágio, o que propiciaria uma exploração e desenvolvimento de novas aplicações envolvendo o tema.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

DOS SANTOS VELOSO DA COSTA, D.; DE OLIVEIRA, T. Plágio no meio educacional e as medidas que vêm sendo adotadas para combatê-lo no Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 435–445, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95851. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95851. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC