Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas

Autores

  • Ana Paula de Andrade Janz Elias UNINTER
  • Marcelo Souza Motta UTFPR-Curitiba
  • Marco Aurélio Kalinke UTFPR-Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89258

Palavras-chave:

Scratch, Formação de professores, Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem.

Resumo

Apresentamos neste trabalho como ocorreu um curso de capacitação para utilização do Scratch, ofertado para estudantes de diferentes licenciaturas, matriculados em um centro universitário de Curitiba. Destacamos que o software Scratch é uma ferramenta de programação intuitiva, gratuita e acessível a todos os públicos. Os objetivos do curso eram capacitar os participantes na utilização do software, bem como apresentar as suas potencialidades no contexto educacional. A pesquisa apresenta características qualitativas e utilizou como instrumentos metodológicos o próprio software Scratch, a observação e os Objetos de Aprendizagem (OA) desenvolvidos pelos participantes. Os dados aqui apresentados mostram que é possível, por meio de um curso de extensão, levar estudantes de cursos de licenciatura a conhecer o Scratch e a desenvolver programações, de forma intuitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

PAULA DE ANDRADE JANZ ELIAS, A.; SOUZA MOTTA, M.; AURÉLIO KALINKE, M. Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 423–433, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89258. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89258. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Software livre na educação