Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89258Palavras-chave:
Scratch, Formação de professores, Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem.Resumo
Apresentamos neste trabalho como ocorreu um curso de capacitação para utilização do Scratch, ofertado para estudantes de diferentes licenciaturas, matriculados em um centro universitário de Curitiba. Destacamos que o software Scratch é uma ferramenta de programação intuitiva, gratuita e acessível a todos os públicos. Os objetivos do curso eram capacitar os participantes na utilização do software, bem como apresentar as suas potencialidades no contexto educacional. A pesquisa apresenta características qualitativas e utilizou como instrumentos metodológicos o próprio software Scratch, a observação e os Objetos de Aprendizagem (OA) desenvolvidos pelos participantes. Os dados aqui apresentados mostram que é possível, por meio de um curso de extensão, levar estudantes de cursos de licenciatura a conhecer o Scratch e a desenvolver programações, de forma intuitiva.
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