USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA

Autores

  • Isabela Nardi da Silva PPGTIC/UFSC
  • Jaqueline Steffens da Rocha PPGTIC/UFSC
  • Juarez Bento da Silva UFSC
  • Simone Meister Sommer Bilessimo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86025

Palavras-chave:

Educação Indígena, Tecnologias Educacionais, Dispositivos Móveis.

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar o impacto do uso de tecnologia aplicada para uma atividade da disciplina de Guarani para estudantes do quarto e quinto ano da Escola Indígena Nhu Porã, uma escola multisseriada pertencente à Comunidade Indígena Nhu Porã, localizada no município de Torres/RS. Para realizar esta análise, foi adotado o modelo SAMR (Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição), desenvolvido por Puentedura (2015) e utilizado para avaliar quanto significativamente certo uso de tecnologia modifica a aprendizagem. A partir do modelo, foi possível caracterizar a aplicação de tecnologia apresentada nesta pesquisa como uma ampliação - um aprimoramento da aula, provendo uma alternativa para outras ferramentas ou elementos educacionais trazendo melhoras funcionais. O professor ministrante da disciplina apresentou-se satisfeito com o uso de tecnologia em aula, bem como os estudantes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

NARDI DA SILVA, Isabela; STEFFENS DA ROCHA, Jaqueline; BENTO DA SILVA, Juarez; MEISTER SOMMER BILESSIMO, Simone. USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86025. Acesso em: 10 jul. 2025.