USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA

Autores

  • Isabela Nardi da Silva PPGTIC/UFSC
  • Jaqueline Steffens da Rocha PPGTIC/UFSC
  • Juarez Bento da Silva UFSC
  • Simone Meister Sommer Bilessimo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86025

Palavras-chave:

Educação Indígena, Tecnologias Educacionais, Dispositivos Móveis.

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar o impacto do uso de tecnologia aplicada para uma atividade da disciplina de Guarani para estudantes do quarto e quinto ano da Escola Indígena Nhu Porã, uma escola multisseriada pertencente à Comunidade Indígena Nhu Porã, localizada no município de Torres/RS. Para realizar esta análise, foi adotado o modelo SAMR (Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição), desenvolvido por Puentedura (2015) e utilizado para avaliar quanto significativamente certo uso de tecnologia modifica a aprendizagem. A partir do modelo, foi possível caracterizar a aplicação de tecnologia apresentada nesta pesquisa como uma ampliação - um aprimoramento da aula, provendo uma alternativa para outras ferramentas ou elementos educacionais trazendo melhoras funcionais. O professor ministrante da disciplina apresentou-se satisfeito com o uso de tecnologia em aula, bem como os estudantes envolvidos.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

NARDI DA SILVA, I.; STEFFENS DA ROCHA, J.; BENTO DA SILVA, J.; MEISTER SOMMER BILESSIMO, S. USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86025. Acesso em: 13 abr. 2024.