Estudo Comparativo das Tendências de e-Learning e das Características de Soluções Líderes de Learning Management System

Autores

  • Maria Helena Mauro Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho
  • Marcos Antonio Gaspar Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho
  • Fábio Kazuo Ohashi Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho
  • Fabio Luis Falchi de Magalhães Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79278

Palavras-chave:

E-learning, educação à distância, educação corporativa, software de gestão da aprendizagem, gestão do conhecimento.

Resumo

Esta pesquisa busca analisar soluções de gestão de aprendizagem (LMS – Learning Management System) disponíveis no mercado corporativo, confrontando suas características com as tendências apontadas na literatura a respeito da evolução do elearning. Para tanto, a pesquisa exploratória-qualitativa realizada avaliou as aplicações de três empresas fornecedoras consideradas líderes de mercado pela consultoria Gartner no segmento LMS no período 2013-2017. A Gartner publica estudo anual com o intuito de avaliar quais características e recursos destes softwares contribuem para o posicionamento da solução como líder nesse mercado. Os resultados verificados na pesquisa indicam que a integração com outros sistemas de Recursos Humanos contribui para o gerenciamento dos funcionários, bem como para seu desempenho e plano de carreira. Em complemento, verificou-se ainda que a inclusão de ferramentas e funcionalidades de redes sociais aumenta o interesse dos funcionários na utilização da solução LMS, incentivando a transferência de conhecimento entre eles. Como conclusão, verificou-se que as características encontradas nas soluções LMS desenvolvidas pelas empresas líderes de mercado guardam estreita relação com as características levantadas na literatura sobre e-learning, exceção feita à tendência de gamificação abordada pela literatura, que não foi verificada com destaque nas soluções LMS analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

HELENA MAURO, M.; ANTONIO GASPAR, M.; KAZUO OHASHI, F.; LUIS FALCHI DE MAGALHÃES, F. Estudo Comparativo das Tendências de e-Learning e das Características de Soluções Líderes de Learning Management System. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79278. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79278. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação a distância