Redes Sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma análise a partir da ferramenta Mapa Social

Autores

  • Gislaine Rossetti Madureira Ferreira PPGIE/ UFRGS
  • Ana Carolina Ribeiro Ribeiro PPGEDU/UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar PPGIE/PPGEDU/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79269

Palavras-chave:

Interações sociais, ambientes virtuais de aprendizagem, formação de redes.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de redes formadas em um curso realizado na modalidade a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Dessa forma, foram observadas as interações dos alunos no intuito de promover ao professor uma reflexão sobre sua prática pedagógica na Educação a Distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para coleta de dados foram observadas as trocas nas funcionalidades Contatos e Fórum, além dos grafos gerados através da funcionalidade Mapa Social do mesmo ambiente. Participaram do estudo 47 alunos em um curso de extensão oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a realização de atividades colaborativas desde o início de um curso é de fundamental importância para obter uma melhor integração entre os alunos e, como consequência, uma turma mais participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

ROSSETTI MADUREIRA FERREIRA, G.; CAROLINA RIBEIRO RIBEIRO, A.; ALEJANDRA BEHAR, P. Redes Sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma análise a partir da ferramenta Mapa Social. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79269. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79269. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem