Uso de atividade Wiki como introdução à relatividade Galileana em turmas de nível médio: Relato de uma experiência.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79260Palavras-chave:
Wiki, Relatividade Galileana, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.Resumo
Neste trabalho, apresentamos, descrevemos e analisamos a elaboração eaplicação de uma atividade wiki, apoiada na plataforma Moodle, cujo objetivo visa promover uma discussão inicial sobre a relatividade galileana em turmas de nível médio. Em face à tendência de utilização das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem a wiki apresenta-se como uma ferramenta importante ao promover a produção colaborativa de hipertextos. A atividade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio. A análise dos hipertextos desenvolvidos mostrou o envolvimento dos estudantes com a atividade, a presença de elementos importantes ao entendimento da relatividade galileana, assim como a necessidade do aprofundamento de alguns conceitos. Os resultados obtidos permitem afirmar que esta ferramenta pode ser útil na elaboração de atividades que incentivem o estudante a construir de forma colaborativa o conhecimento escolar, transformando-o em sujeito ativo nesta ação e pertencente ao contexto educacional no qual está inserido.
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
CHITOLINA, D.; JOSÉ SENA DOS SANTOS, P. Uso de atividade Wiki como introdução à relatividade Galileana em turmas de nível médio: Relato de uma experiência. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79260. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79260. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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