Gamificando as aulas de química: uma análise prospectiva das propostas de licenciandos em química

Autores

  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79259

Palavras-chave:

Gamificação, Tecnologias no ensino, Ensino de Química.

Resumo

Com o objetivo de analisar as propostas de gamificar as aulas de química, este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com setenta e nove (79) estudantes da licenciatura em química de uma universidade federal. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em quatro etapas. Os resultados se estruturam apresentando as propostas e as percepções dos estudantes para gamificar as aulas de química, indicando contributos em sua aprendizagem e corroborando para uma aprendizagem ativa (centrada no aluno). Além disso, os estudantes realizaram uma experiência reflexiva que lhes permitiram identificar possibilidades para suas futuras práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SILVA LEITE, B. Gamificando as aulas de química: uma análise prospectiva das propostas de licenciandos em química. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79259. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79259. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas