A inter(trans)disciplinaridade no jogo educacional de construção de cidades Città

Autores

  • Armando Zavala PGIE/UFRGS
  • Margarete Axt PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79257

Palavras-chave:

simulador città, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Resumo

O artigo apresenta uma experiência sobre o uso do jogo educacional de construção de cidades Città, como elemento disparador na realização do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar no currículo de ensino secundário em Moçambique. O jogo está em consonância com uma proposta ético-político pedagógica e de aplicação aberta a diferentes contextos educacionais, a uma proposta ambientalmente sustentável que estimula a resolução no coletivo, de problemas ou temas sociais complexos. São apresentados no trabalho, os resultados de um estudo realizado com alunos da 8ª classe do ensino secundário, aplicando-se os recursos que o jogo apresenta para discutir e propor soluções alternativas de temas complexos que não são tratados em uma única disciplina. Os resultados do estudo demonstraram que o uso do jogo, apoiado pela metodologia ativa do Projeto CIVITAS, pode ser uma alternativa tecnológica com potencial para fazer um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar no currículo de educação formal.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

ZAVALA, A.; AXT, M. A inter(trans)disciplinaridade no jogo educacional de construção de cidades Città. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79257. Acesso em: 3 jul. 2022.