Processos cognitivos emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra: uma investigação com alunos surdos bilíngues do 8º ano de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79242Palavras-chave:
Políticas cognitivas, seres-humanos-com-mídias, educação bilíngue de surdos, tecnologias digitais móveis, GeoGebra.Resumo
O artigo apresenta uma investigação em desenvolvimento, cujo objetivoprincipal é compreender como se constituem os processos cognitivos de sujeitos surdos, emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra. Para atender a esse objetivo, vem sendo realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, delineada sob a forma de pesquisa-ação, na qual os participantes são alunos surdos do 8º ano de uma escola pública e bilíngue, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os conceitos-ferramenta que operam na investigação são: seres-humanos-commídias e políticas cognitivas. Como resultados parciais, observa-se que as práticas desenvolvidas indicam um movimento de superação da recognição ao oportunizar aos sujeitos surdos práticas de experimentação, visualização e problematização.
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
SCHILLING FUCK, R. Processos cognitivos emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra: uma investigação com alunos surdos bilíngues do 8º ano de uma escola pública. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79242. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Informática na Educação Especial
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