Arquitetura Pedagógica Para Aprendizagem Em Makerspaces Educacionais

Karen Selbach Borges, Crediné Silva de Menezes, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


O surgimento dos makerspaces educacionais no Brasil traz consigo o desafio da elaboração de propostas pedagógicas que consigam explorar todo o potencial desses espaços em relação ao desenvolvimento da criatividade e à aprendizagem. Nesse contexto, elaboramos uma proposta de Arquitetura Pedagógica para Aprendizagem em Makerspaces Educacionais (APAME), baseada no uso das tecnologias digitais disponíveis nesses laboratórios e apoiada pela epistemologia de Jean Piaget. A elaboração dessa proposta é fruto de uma pesquisa empírica e espera-se, através da descrição de um exemplo de aplicação da arquitetura pedagógica proposta, mostrar o potencial dos makerspace como espaços de aprendizagem e construção do conhecimento..


Palavras-chave


makerspaces educacionais, arquitetura pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79237

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916