Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79232Palavras-chave:
TIC, Ensino de Ciências, Revisão Sistemática.Resumo
Este trabalho tem como propósito analisar o objetivo das pesquisasenvolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Ciências. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática em 11 revistas da área de Ensino no período de 2007-2016. Nesse sentido, a partir de três critérios pré-estabelecidos investigamos nos artigos a intencionalidade da pesquisa em analisar as estratégias de uso das TIC, as contribuições e limitações do uso das TIC e o interesse na aplicação/utilização das TIC. Os resultados mostram que dos 291 artigos analisados, 47% são direcionados para a utilização de algum material suportado pelas TIC, sem a preocupação de quem (o professor) irá utilizar ou como (a estratégia) será essa utilização. Além disso, identificamos a necessidade de pesquisas voltadas à elaboração de estratégias para o uso adequado das TIC.
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
DA SILVA REIS, R.; SILVA LEITE, B.; BRITO CARNEIRO LEÃO, M. Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79232. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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