Modelagem matemática e simulações interativas: uma experiência com Função Afim e meio ambiente no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79231Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Recursos Educacionais Abertos, Modelagem Matemática, Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou explorar a Educação Ambiental em aulas regulares da disciplina de matemática em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona urbana de São Lourenço do Oeste-SC. Tal recorte trata de uma experiência sobre a realização de duas práticas pedagógicas que foram desenvolvidas valendo-se da Modelagem Matemática e simulações interativas como suporte para os modelos matemáticos, os quais mobilizaram o conteúdo matemático Função Afim e a temática ambiental. Durante a pesquisa, as observações foram registradas em diário de campo e, após a realização das atividades, foram utilizados questionários semiestruturados on-line para coleta de dados que foram submetidos à Análise de Conteúdo. A Modelagem Matemática e as simulações interativas se mostraram válidas para o ensino e aprendizagem de Funções Afim e para a prática da Educação Ambiental, pois contribuíram para compreensão da matemática, motivaram os estudantes e proporcionaram a reflexão sobre a temática ambiental.Downloads
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
DE COSTA, D.; PONTAROLO, E. Modelagem matemática e simulações interativas: uma experiência com Função Afim e meio ambiente no ensino de matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79231. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79231. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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