RECONSTRUINDO A COMPREENSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79230Palavras-chave:
prática pedagógica. algoritmos. aprendizagem. hibridismo tecnológico.Resumo
Este artigo discute a prática pedagógica para a construção do conhecimento de algoritmos. O estudo foi de natureza exploratória qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Mediante questionário e diário de campo foram extraídos os dados e, posteriormente, submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. Evidenciamos que a prática pedagógica, intencional e problematizadora, pautada na ação dos educandos, possibilitou a contextualização do conhecimento por meio das tecnologias, assegurando a visão mais ampla do processo de aprendizagem. Logo, a reestruturação da prática pedagógica sucedeu-se nas ações e interações dos educandos, em autoria com o professor e em coautoria com a ação dos colegas. Destacamos pontos de complexidade: rompimento da compreensão tradicional de ensino, dificuldade em legitimar o colega, tempo de aprendizagem e atuação em conjunto.Downloads
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
PY TORTELLI NORONHA, F.; BACKES, L.; ANTONIO CASAGRANDE, C. RECONSTRUINDO A COMPREENSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79230. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79230. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
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