Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79225Palavras-chave:
Geografia, Realidade Aumentada, Dispositivos Móveis.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientaçãopara auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa nãoexperimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma
instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os
participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada
com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios
tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
HERPICH, F.; BECKER NUNES, F.; BIERHALZ VOSS, G.; SINDEAUX, P.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; VALDENI DE LIMA, J. Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79225. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79225. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Realidade Aumentada
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).