Objetos virtuais de aprendizagem em saúde: experiência em disciplina de graduação

Autores

  • Othon de Carvalho Bastos Filho DEMED I /UFMA
  • Bruno do Lago Nascimento Graduando em Medicina/UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79195

Palavras-chave:

Objetos Virtuais de Aprendizagem, Tomada de consciência, Equilibração

Resumo

Este estudo apresenta considerações acerca da necessidade de mudanças na formação de estudantes, em particular na área da saúde, no sentido de formar profissionais com habilidades e competências para o trabalho em equipe, articulado com os serviços de saúde e comunidade, bem como o desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de aprender. O objetivo é demonstrar a experiência acadêmica de aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento pessoal durante a construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem em disciplina de graduação. Para isso, o Laboratório de Inovações Tecnológicas Aplicadas à Medicina desenvolveu um questionário e aplicou-o com alunos participantes na disciplina Informática Médica. Após o término da referida disciplina, os dados coletados foram estudados. Em análise, constatou-se equilíbrio a partir dos dados obtidos, permitiu-se às equipes de alunos uma revisão dos trabalhos e a abertura para observação e avaliação dos projetos, comparando-os com os de outras equipes, concluiu-se que o método adotado na disciplina traz uma proposta de avaliação contínua e progressiva, fomentando um estado de equilibração e reequilibração dos participantes.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

DE CARVALHO BASTOS FILHO, O.; DO LAGO NASCIMENTO, B. Objetos virtuais de aprendizagem em saúde: experiência em disciplina de graduação. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79195. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais