Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79192Palavras-chave:
acessibilidade, educação bilíngue de surdos, projeto de recursos educacionais digitais.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi elencar diretrizes para o projeto de recursos educacionais digitais, voltados para a educação bilíngue de surdos. O público alvo deste estudo são designers: os prof issionais que irão usar as diretr izes para projetar os recursos educacionais que serão utilizados pe los estudantes surdos e seus professores. A importância deste trabalho se deve ao fato que a maior parte dos designers não tem conhecimento científ ico ou empír ico sobre o contexto e as necessidades dos estudantes surdos, tampouco reconhecem o bilinguismo como uma necessidade comunicacional e educaciona l. Por meio de uma revisão bibliográf ica e de entrevistas com profiss iona is com experiência na área de educação de surdos, chegou-se a 33 diretr izes, que sintetizam conhecimentos de áreas de difíc il acesso ao designer. Acredita -se que a disponibilização das diretrizes compiladas nesta pesquisa possa auxiliá -los a produzir recursos educacionais bilíngues.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
TRINDADE PERRY, G.; NILZA OLIVEIRA QUIXABA, M. Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79192. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Informática na Educação Especial
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).