A modelagem molecular como mediadora da aprendizagem da estrutura e da função da molécula de DNA

Autores

  • Elaine Ferreira Machado UTFPR
  • Awdry Feisser Miquelin UTFPR
  • Marcos Brown Gonçalves UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79187

Palavras-chave:

modelagem molecular, ensino, aprendizagem significativa, DNA

Resumo

Este artigo analisa as possibilidades de uma aprendizagem significativa em uma proposta para o Ensino da Biologia, mais especificamente da molécula de DNA, com a mediação das ferramentas da modelagem molecular, bastante utilizadas na Química, mas que podem ser também transpostas para a compreensão de macromoléculas de interesse biológico. A proposta foi desenvolvida com estudantes de uma escola pública que frequentavam atividades complementares de contra turno. No decorrer das atividades desenvolvidas verificou-se uma maior compreensão da estrutura e da função do DNA quando se trabalha com a mediação das ferramentas de modelagem molecular e que, outras propostas, para o ensino podem ser desenvolvidas, aproveitando esses recursos tecnológicos disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

FERREIRA MACHADO, E.; FEISSER MIQUELIN, A.; BROWN GONÇALVES, M. A modelagem molecular como mediadora da aprendizagem da estrutura e da função da molécula de DNA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79187. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79187. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC