Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79186Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido, Tecnologias Educacionais.Resumo
Este artigo trata de um relato de experiência sobre integração de tecnologias educacionais numa proposta de sala de aula invertida, aplicada nas aulas de Biologia, em uma turma de Ensino Médio. Pretende-se com esse estudo discutir sobre os recursos tecnológicos e metodologia de aprendizagem utilizados nos processos de planejamento e execução das aulas. Para seu desenvolvimento, foi construído um curso on-line em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, sobre o conteúdo de fungos, logo ocorreu a aplicação em sala de aula da ferramenta. Em sequência, foi aplicado aos alunos questionário aberto sobre os pontos positivos e negativos encontrados frente ao uso da ferramenta, possibilitando um breve relato sobre a experiência dos mesmos ao utilizarem esta tecnologia em sala de aula. Por fim, identificou-se que a proposta trazida pelo Ensino Híbrido, em que “misturamos” metodologias de aprendizagem ativa com tecnologias educacionais tende a gerar bons resultados para o aprendizado do aluno, pois aumenta consideravelmente a qualidade de estudo do aluno, e o nível de discussão em sala de aula.Downloads
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
COÊLHO DOS SANTOS, A.; CADORIN NICOLETE, P.; MATTIOLA, N.; BENTO DA SILVA, J. Ensino Híbrido: Relato de Experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79186. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79186. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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