Museu virtual do corpo humano: ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas

Autores

  • Tatiana Montanari Professora associada do Departamento de Ciências Morfológicas, ICBS, UFRGS
  • Eliane de Oliveira Borges Especialista em Informática na Educação, CINTED, UFRGS; técnica-administrativa do Departamento de Fisiologia, ICBS, UFRGS
  • Ismael Krüger Pescke Graduando de Ciências Biológicas, UFRGS; Bolsista SEAD

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79183

Palavras-chave:

histologia, embriologia, corpo humano, ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância.

Resumo

A criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de forma
dinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

MONTANARI, T.; DE OLIVEIRA BORGES, E.; KRÜGER PESCKE, I. Museu virtual do corpo humano: ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79183. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79183. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem