Utilização de Problem Based Learning como Estratégia de Ensino em uma Instituição Federal de Ensino.

Authors

  • Fabricio Sobrosa Affeldt IFRS -Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67330

Keywords:

ensino de administração, problem based learning, estratégia de ensino, situações de aprendizagem.

Abstract

O presente trabalho propôs a superação das barreiras tradicionais com a utilização de estratégias pedagógicas para a implementação de inovações no ensino da área de Administração, utilizando-se situações de aprendizagem e problem based learning. A metodologia utilizada foi a da “pesquisa-ação”. Se propôs um modelo construtivista, composto por uma metodologia de ensino e um ambiente de aprendizagem, elaborados com base no construtivismo. O modelo foi formado por “Contextos de Aprendizagem” e “Situações de Aprendizagem”, baseados em problemas empresariais reais. Os resultados indicam que o modelo proposto atende aos requisitos: resolução de problemas; objetos de aprendizagem contextualizados; apoio à construção do conhecimento; apresentar condições para atividades aplicáveis à realidade; atividades resolvidas em grupos; tarefas realizadas através de problemas que reflitam situações concretas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-26

How to Cite

SOBROSA AFFELDT, F. Utilização de Problem Based Learning como Estratégia de Ensino em uma Instituição Federal de Ensino. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67330. Acesso em: 27 apr. 2025.

Issue

Section

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais