MATERIAIS DIDÁTICOS NA EAD: mapeamento e análise da produção no Brasil

Autores

  • Janandréa do Espírito Santo UFF
  • Rafaela Bohrz UFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61447

Palavras-chave:

Educação a Distância, material didático, Censo EaD.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da utilização dos materiais didáticos na Educação a Distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo que pretendeu investigar os materiais utilizados no contexto da educação superior brasileira, sua concepção, produção e distribuição – quer em forma impressa ou multimídia. Inicialmente foi realizado o mapeamento dos recursos através de consulta ao Censo EaD e, como complemento, foi construído um questionário destinado a coordenadores de cursos a distância. Como conclusão da pesquisa, observou-se que as instituições utilizam variados meios de transmitir o conhecimento, adotando materiais diversificados em seus cursos e articulando-os com foco no público-alvo e nas especificidades do curso.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO, J.; BOHRZ, R. MATERIAIS DIDÁTICOS NA EAD: mapeamento e análise da produção no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61447. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61447. Acesso em: 23 jun. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC