Teddy Racer: Lógica de Programação e Ludicidade

Autores

  • Dyego Oliveira Dantas Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Rodovia ES-010 - Km 6,5 – Manguinhos 29173-087 - Serra – ES – Brasil
  • Isaura Alcina Martins Nobre Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Rodovia ES-010 - Km 6,5 – Manguinhos 29173-087 - Serra – ES – Brasil
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Rodovia ES-010 - Km 6,5 – Manguinhos 29173-087 - Serra – ES – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61442

Palavras-chave:

Lógica, Programação e Ludicidade

Resumo

 Conhecendo a grande dificuldade dos alunos dos cursos superiores da área de tecnologia da informação e engenharias nas disciplinas de algoritmos e programação, novos objetos para apoiar o processo de ensino- aprendizado têm sido criados na tentativa de tornar o aprendizado dessas disciplinas mais prazeroso e amenizar os expressivos números de alunos desistentes e reprovados nessas disciplinas que geram um enorme gargalo na fase inicial desses cursos, sendo um dos fatores responsáveis pelo alto índice de evasão e atraso na formação de profissionais dessas áreas. Este trabalho apresenta o objeto de aprendizado “Teddy Racer” que visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas à lógica de programação, visando tornar a aprendizagem dessas disciplinas um pouco mais lúdica. O jogo foi desenvolvido aplicando a metodologia XisOA e foi projetado de forma genérica possibilitando ao educador gerir o tipo de conhecimento que será utilizado dentro do jogo por meio de interface Web parametrizável, sendo possível também ao educador acompanhar o desempenho de seus alunos dentro do jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

OLIVEIRA DANTAS, D.; ALCINA MARTINS NOBRE, I.; LYRA SILVA PASSOS, M. Teddy Racer: Lógica de Programação e Ludicidade. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61442. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61442. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas