Evidência do desânimo de alunos em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: uma proposta a partir da mineração de dados educacionais

Autores

  • Fabrícia Damando Santos PGIE-UFRGS/ UERGS
  • Magda Bercht PGIE-UFRGS
  • Leandro Krug Wives PGIE-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61441

Palavras-chave:

Mineração de Dados Educacionais, Estados de Ânimo, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O artigo relata uma pesquisa que busca identificar o aluno desanimado, em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem utilizando mineração de dados. Foram aplicadas duas técnicas de classificação de dados utilizando árvore decisão, uma através do Holdout e outra com Cross-validation. Os resultados do modelo preditivo mostraram acerto em cerca de 91% dos dados para o método Holdout e 77% para cross-validation. Novos experimentos serão realizados a fim de validar o modelo e desenvolver ações que subsidiem o professor no apoio a esses alunos

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

DAMANDO SANTOS, F.; BERCHT, M.; KRUG WIVES, L. Evidência do desânimo de alunos em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: uma proposta a partir da mineração de dados educacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61441. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61441. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC