Objetos de Aprendizagem para auxiliar o ensino de conceitos do Paradigma de Programação Orientada a Objetos

Autores

  • Mychelline Souto Henrique UFPE
  • Ayla Débora Dantas Souza Rebouças UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61433

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, programação orientada a objetos, mapeamento sistemático

Resumo

Os altos índices de reprovação nas disciplinas de programação é uma problemática conhecida pela comunidade de informática na educação. Vários estudos mostram a eficácia do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) no processo de ensino, e essa parece ser uma alternativa viável para tornar as aulas mais atrativas, e diminuir o nível de abstração advindos da programação. Este artigo apresenta os índices de reprovação da disciplina de Programação Orientada a Objetos (OO) da UFPB - Campus IV durante oito semestres e que se mostraram na maioria dos casos superiores a 50%. Para identificar como OAs podem ajudar a minimizar essa problemática, foi realizado um survey com alunos para identificar os conceitos de OO considerados de difícil compreensão e também um mapeamento sistemático para identificar OAs que auxiliem o ensino dos conceitos de OO considerados difíceis pelos alunos. Acredita-se que este estudo auxiliará professores na escolha de OAs a explorar por conteúdo e dará uma ideia dos OAs apontados pela literatura. Além disso, servirá como base para o projeto e desenvolvimento de novos OAs para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de POO.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

SOUTO HENRIQUE, M.; DÉBORA DANTAS SOUZA REBOUÇAS, A. Objetos de Aprendizagem para auxiliar o ensino de conceitos do Paradigma de Programação Orientada a Objetos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61433. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61433. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas