Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica

Autores

  • Marcus Basso IME – PPGEMat – PGIE – UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare IME – PPGEMat – PGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61432

Palavras-chave:

matemática dinâmica, tecnologias digitais, educação matemática

Resumo

Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na Educação e o pensar em matemática. De caráter exploratório, com base na Teoria Construcionista de Papert, são analisadas possíveis contribuições que o uso de artefatos digitais oferecem na construção de conceitos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de, na construção de situações-problemas, considerar questões nas quais a tecnologia torna-se um instrumento na mobilização do pensamento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

BASSO, M.; RODRIGUES NOTARE, M. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61432. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61432. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas