EL COMIC MULTILINEAL INTERACTIVO Un Modelo Para Estimular La Lectura Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61428Palavras-chave:
Lectura, comic multilineal, hipertexto.Resumo
Este artículo presenta un modelo de comic multilineal construido como instrumento en una investigación sobre los efectos del uso de hipertextos en el desarrollo de competencias para el aprendizaje. Se presenta un sustento teórico sobre el estado del analfabetismo y los hábitos de lectura en Latinoamérica, la lectura en medios digitales y el uso del comic en la educación. El artículo presenta un experimento con el modelo de comic multilineal y compara la comprensión y la motivación de 30 estudiantes divididos en un grupo experimental y un grupo de control. Los resultados del experimento demuestran que el modelo multilineal implementado en el comic interactivo motiva la lectura por placer en estudiantes de 9 a 12 años.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
JAVIER FERNÁNDEZ TOVAR, E. EL COMIC MULTILINEAL INTERACTIVO Un Modelo Para Estimular La Lectura Digital. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61428. Acesso em: 23 jun. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).