UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP

Autores

  • Naira Kaieski FACCAT
  • Jacques Andre Grings PPG/FACCAT
  • Shirlei Alexandra Fetter PPG/FACCAT

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61411

Palavras-chave:

Mídias na Educação, WhatsApp, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O presente artigo trata sobre as possibilidades pedagógicas de utilização da ferramenta de comunicação instantânea WhatsApp como um meio facilitador no complexo processo de ensino e aprendizagem suportado por tecnologias da informação e comunicação. O trabalho traz como principais contribuições científicas um estudo aprofundado das iniciativas que já visam a utilizar o WhatsApp nas atividades pedagógicas e os resultados de uma pesquisa-ação sobre o seu uso em diferentes áreas e níveis de conhecimento. Os resultados obtidos com a pesquisa se mostram alinhados com a literatura pesquisada sobre o tema, e o uso do WhatsApp promoveu um maior engajamento, participação e colaboração dos discentes no processo de ensino e aprendizagem significativo para além dos limites físicos da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

KAIESKI, N.; ANDRE GRINGS, J.; ALEXANDRA FETTER, S. UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61411. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61411. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC