Avaliando a usabilidade de websites com ênfase em usuários idosos: um estudo de caso

Autores

  • Sidney Calebe Ribeiro UNIFEI
  • Adriana Prest Mattedi UNIFEI
  • Rodrigo Duarte Seabra UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61371

Palavras-chave:

Avaliação da Usabilidade, Usuários Idosos, Acessibilidade.

Resumo

O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhante ao dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CALEBE RIBEIRO, S.; PREST MATTEDI, A.; DUARTE SEABRA, R. Avaliando a usabilidade de websites com ênfase em usuários idosos: um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61371. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61371. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC